Mais Categorias
Notícias

CALOR EXCESSIVO FAVORECE O APARECIMENTO DE ALERGIAS

CALOR EXCESSIVO FAVORECE O APARECIMENTO DE ALERGIAS

Foto: Reprodução / EBC

    Compartilhe:

O verão nem chegou e o clima já mostra que a estação será de sol forte e altas temperaturas. Em algumas cidades pernambucanas, os termômetros chegaram aos 40 graus, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). 

De acordo com a dermatologista Samira Raad, é necessário tomar alguns cuidados com a saúde, principalmente, nas épocas mais quentes do ano. As pessoas devem consumir bastante água, e também sucos e frutas. A água auxilia na hidratação do corpo, além de melhorar o aspecto da pele.

A médica destaca que a utilização de chapéus, bonés e roupas leves ajuda a diminuir o calor e protege dos raios solares, mas a meia-estação merece outros cuidados. A primavera é lembrada, ainda, pelo aparecimento de alergias e dermatites de contato por causa do clima.

"Com o calor, são comuns os surgimentos das conhecidas brotoejas, das micoses, e também de queimaduras solares. As brotoejas, de maneira geral, surgem em regiões como pescoço e rosto, e geralmente coçam bastante. As micoses podem aparecer em qualquer região da pele, mas são muito comuns na virilha, após permanecer com bermudas úmidas por muito tempo, e a queimadura solar, em áreas excessivamente expostas ao sol", explicou a dermatologista.

A médica lembra que a exposição solar prolongada pode causar queimaduras na pele e gerar insolação. Os sintomas da insolação são pele avermelhada, mal-estar e desidratação. Raad ressalta, ainda, a importância do uso do protetor solar durante o ano todo, com atenção redobrada no verão. “A intensidade da radiação ultravioleta se torna maior e mais danosa à pele, aumentando riscos de queimadura, manchas e câncer de pele", finalizou.

*Texto: Joel Lucas

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook