Mais Categorias
COVID-19

Cães e gatos podem ter covid-19, mas não transmitem a doença

Cães e gatos podem ter covid-19, mas não transmitem a doença

Foto: Reprodução internet

    Compartilhe:

Uma pesquisa realizada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) revela que afpenas 11% dos cães e gatos que habitam em casas de pessoas que tiveram covid-19 apresentam o vírus nas vias aéreas. Entretanto, esses animais, não desenvolvem a doença,

Isso significa que eles apresentam exames moleculares positivos para SARS-CoV-2, mas não têm sinais clínicos da doença.

A pesquisa visa analisar se os animais que coabitam com pessoas com covid-19 têm sintomas respiratórios semelhantes aos dos tutores, se sentem dificuldade para respirar ou apresentam secreção nasal ou ocular.

Foram avaliados 55 animais, sendo 45 cães e dez gatos. Os animais foram divididos em dois grupos: aqueles que tiveram contato com pessoas com diagnóstico de covid-19 e os que não tiveram. Os testes PCR, baseados na pesquisa do material genético do vírus (RNA) em amostras coletadas por swab (cotonete longo e estéril) da nasofaringe dos animais e também coletas de sangue, com o objetivo de ver se os cães e gatos domésticos tinham o vírus.

Segundo a pesquisa, a

possibilidade de cães e gatos transmitirem a doença é muito pequena. O estudo conclui ainda que em torno de 90% dos animais, mesmo tendo contato com pessoas positivadas, não têm o vírus nas vias aéreas.

 

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook