Mais Categorias
Tecnologia

Cientista brasileira inventa ‘caneta’ que detecta câncer durante cirurgia

Cientista brasileira inventa ‘caneta’ que detecta câncer durante cirurgia

Foto: Divulgação

    Compartilhe:

Uma cientista brasileira desenvolveu uma espécie de caneta capaz de detectar células tumorais em poucos segundos. A MacSpec Pen, como foi nomeada, tem como principal objetivo certificar, durante uma cirurgia oncológica, que todo o tecido tumoral foi removido do corpo do paciente. A tecnologia está em estudo, mas já teve resultados promissores ao ser usada na análise em mais de 200 amostras de tecido humano e foi verificada uma precisão de identificação do câncer de 97%.

A caneta foi desenvolvida por Livia Schiavinato Eberlin de 33 anos, formada em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e, apesar da pouca idade, já é chefe de um laboratório de pesquisa da Universidade do Texas. Há 10 anos, ela se mudou para os Estados Unidos para fazer doutorado e nos últimos quatro anos está envolvida em pesquisas sobre a nova tecnologia.

Livia está no Brasil para apresentar os resultados iniciais de sua pesquisa no congresso Next Frontiers to Cure Cancer, promovido anualmente pelo A.C. Camargo Cancer Center.

 

 

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook