Mais Categorias
Economia

COMÉRCIO ENCERRA 2020 COM QUEDA EM CONFIANÇA, SEGUNDO PESQUISA DA CNC

COMÉRCIO ENCERRA 2020 COM QUEDA EM CONFIANÇA, SEGUNDO PESQUISA DA CNC

Foto: Reprodução / EBC

    Compartilhe:

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) mostrou queda de 0,5% em dezembro, alcançando 108,5 pontos. A medida é é feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). É a primeira redução desde junho, quando o índice havia atingido a mínima histórica de 66,7 pontos. Na comparação anual, o Icec registrou recuo de 13,3%.

Embora o índice de confiança permaneça na zona de avaliação positiva, ainda está 20 pontos abaixo do nível pré-pandemia de covid-19. Segundo a CNC, a queda no índice é diretamente influenciada pela redução das expectativas para o curto prazo e das intenções de investimentos. Na satisfação quanto às condições correntes, o indicador (+1,7%) desacelerou em comparação aos avanços dos últimos meses.

“O mês de dezembro é o mais importante do varejo em número de vendas. Este ano, apesar da pandemia, o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] tem mostrado que o desempenho do comércio vem melhorando, e a própria CNC revisou esta semana a expectativa de consumo em dezembro para um crescimento real de 3,4%. Mas a redução no valor do benefício emergencial e pressões sobre os custos e preços são fatores que ajudam a explicar essa pequena redução observada na confiança”, disse, em nota, o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

*da Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook