
COMPESA INICIA SEGUNDA ETAPA DA OBRA DE MELHORIA DO ABASTECIMENTO DO BAIRRO UNIVERSITÁRIO EM CARUARU

A Compesa está executando a segunda etapa da obra de melhoria do abastecimento de água do bairro Universitário, Caruaru. Está prevista a implantação de duas novas adutoras, iniciativa que irá permitir o incremento de 22 para 50 litros/água/segundo para a localidade, mais que o dobro da vazão disponibilizada atualmente.
Ao todo, serão implantados 4,5 km de tubulações, além da execução de 200 novas ligações. Atualmente, a área é atendida por duas adutoras que recebem água da Estação de Tratamento de Água - ETA Petrópolis. Após a finalização da interligação das Adutoras do Agreste e Jucazinho, o bairro Universitário também será abastecido pela Estação de Tratamento do Salgado. Por isso, serão implantadas essas duas novas adutoras e tubulações de redes de distribuição que transportarão água do Velho Chico a partir da ETA Salgado.
Com um investimento de cerca de R$ 1 milhão, a obra tem previsão de finalização em setembro deste ano. Cerca de 15 mil pessoas serão beneficiadas com a melhoria do abastecimento de água do bairro. As ruas por onde a obra vai passar são: Rua José Florêncio Filho, Rua Olívio Ferreira de Azevedo, Rua Sete, Rua Profa. Laura Maciel Santos, Rua João Clemente Torres, Rua José Nunes Sobrinho, Rua Armindo Moura, Avenida Compositor Limeira Tejó, Avenida Ceará, Rua Gaspar Vasconcellos Vieira, Rua Antônio Apolônio Oliveira, Rua Adélia Emília Florêncio, Rua do Jangadeiro, Rua Armindo Moura e Avenida Amazonas.
“O bairro Universitário tem apresentado um crescimento muito grande nos últimos anos em Caruaru e a vazão de água disponível para essa área estava insuficiente. Tendo em vista que o bairro possui um grande número de escolas, faculdades, hospitais, novos empreendimentos chegando, a Compesa pensou essa obra para poder atender a toda essa demanda exigida pela localidade, bem como garantir um abastecimento de qualidade para todos os cidadãos”, pontua o gerente de Unidade de Negócio da Compesa, Antônio Freire.
A primeira etapa da obra foi realizada em julho de 2024, onde técnicos da Compesa iniciaram o assentamento de aproximadamente 1.600 metros de adutoras, o que incluiu interligações, na avenida Portugal e na Rua Lindalva Vieira.