Mais Categorias
Sociedade

Curta-documentário feito por estudantes da rede municipal de Caruaru participa de Festival da PB

Curta-documentário feito por estudantes da rede municipal de Caruaru participa de Festival da PB

Foto: Divulgação

    Compartilhe:

O curta-documentário “Açude Nº 50”, feito por estudantes da rede municipal de ensino de Caruaru, participará do III Festival de Cinema de Rua de Remígio, que acontece na Paraíba, entre os dias 13 e 16 de maio, por meio de exibição online, devido a pandemia, no site do festival: www.facebook.com/festcineremigio.

A produção do filme caruaruense foi realizada através de oficina sobre cinema, direção e roteiro ministrada pelo professor Paulo Conceição, nas escolas do município. A mesma oficina foi responsável pelo curta-metragem ficcional de terror “Sempre Estive Aqui”, do estudante Ericks Moraes, que circulou em festivais da Europa competindo com produções dos EUA, França e Alemanha.

Na Zona Rural de Caruaru, um pequeno açude agoniza e estudantes do Agreste pernambucano se unem para tentar reverter os prejuízos causados pela ausência de práticas sustentáveis e por meio de depoimentos resgatam sua história e relevância para o povoado – esse é o enredo de “Açude Nº 50”. O diretor do filme Wagner Ferreira, de 14 anos, estudante da Escola Municipal Alfredo Pinto Vieira de Melo, de Itaúna, zona rural do município, gravou todo o filme com um celular e teve apoio de outros estudantes que colaboraram na produção e técnica.

 “Nós da Secretaria de Educação ficamos muito felizes e orgulhosos com a produção audiovisual dos nossos alunos. As crianças e adolescentes têm um potencial em parte inexplorado e é por isso que ações como essa precisam se tornar perenes para que mais alunos participem de atividades desse tipo e possam sonhar com um futuro melhor para eles e suas famílias”, ressalta o secretário da pasta, Henrique Oliveira.

O professor caruaruense Paulo Conceição, integrante da Cia Bacurau Cultural, é produtor, diretor, ator, maquiador e tem realizado oficinas de produção audiovisuais que ressaltam o desenvolvimento sustentável, a cultura popular e o protagonismo dos jovens caruaruenses. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook