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DADOS DA ONU REVELAM QUE ATÉ 2050 MAIS DE 900 MILHÕES DE PESSOAS SOFRERÃO COM PERDA AUDITIVA INCAPACITANTE

 DADOS DA ONU REVELAM QUE ATÉ 2050 MAIS DE 900 MILHÕES DE PESSOAS SOFRERÃO COM PERDA AUDITIVA INCAPACITANTE
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No mês de prevenção a acidentes e doenças do trabalho, fonoaudióloga dá dicas de como prevenir os riscos e assegurar a saúde auditiva dos colaboradores

 

A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), problema invisível e de difícil percepção por grande parte dos pacientes, é uma das maiores causas de deficiência auditiva no mundo. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente, 470 milhões de pessoas sofrem com o problema e, até 2050, esse número deve chegar a 900 milhões. Causada pela exposição prolongada a ruídos no ambiente de trabalho, a perda auditiva ocupacional traz diversas consequências à saúde física e mental do colaborador.

 

A fonoaudióloga da Clínica Três Marias, Taciana Amorim, afirma que trabalhadores expostos a sons acima de 85 decibéis (dB), por longos períodos de tempo, podem ter a audição prejudicada. “O ruído no ambiente de trabalho refere-se a qualquer som indesejado ou excessivo que possa interferir na comunicação, concentração ou bem-estar dos funcionários. Pode incluir barulhos de máquinas, equipamentos, colegas de trabalho, entre outros, e pode ter efeitos negativos na saúde auditiva e mental, se não forem gerenciados adequadamente”, explica.

 

Os impactos dessa exposição prolongada têm diversas consequências, que além de levar a danos auditivos permanentes, causam: zumbidos nos ouvidos, hipersensibilidade a sons, dificuldades de comunicação, fadiga e estresse mental. Os principais sinais do transtorno são: dificuldades de escuta, sensibilidade ao som, tonturas, vertigens, zumbidos, dores e sensação de pressão nos ouvidos. A especialista alerta que, a fim de proteger a saúde dos colaboradores, é importante que as empresas implementem medidas de controle de ruído no local de trabalho.

 

Esse acompanhamento contínuo da saúde auditiva no ambiente de trabalho é crucial por várias razões, uma vez que, ao identificar precocemente o problema, é possível adotar ações preventivas para evitar danos permanentes. Além disso, essa monitoração regular ajuda a proteger, antecipadamente, os funcionários contra os efeitos da exposição a ruídos elevados. “Ao identificar áreas com altos níveis de ruído e implementar medidas de controle adequadas, as empresas podem melhorar o local de trabalho, promovendo a segurança, o conforto e o bem-estar dos funcionários”, finaliza.

 

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