Mais Categorias
Notícias

Dispositivo de emagrecimento que limita abertura da boca é criticado por profissionais da saúde

Dispositivo de emagrecimento que limita abertura da boca é criticado por profissionais da saúde

Foto: Divulgação

    Compartilhe:

Com o objetivo de incentivar a perda de peso, pesquisadores da Nova Zelândia e do Reino Unido desenvolveram uma ferramenta que tem gerado bastante controvérsia: um dispositivo magnético que limita a abertura da boca, quase que em sua totalidade. Instalado nos dentes molares, o mecanismo impede que as mandíbulas abram mais que dois milímetros, restringindo a alimentação dos usuários a uma dieta estritamente líquida.

De acordo com os inventores do aparelho, que recebeu o nome de DentalSlim Diet Control, sete mulheres já testaram a invenção e chegaram a perder cerca de 6,36 kg em duas semanas. Entre os profissionais de saúde, entretanto, a ferramenta tem sido alvo de críticas e é considerada inapropriada. Para a maioria, o uso desse equipamento pode trazer mais malefícios que benefícios.

“Existe uma série de problemas associados a esse tipo de mecanismo. Uma delas, é que ele pode provocar o atrofiamento dos ligamentos, prejudicando a mobilidade do músculo da mastigação, por exemplo. O resultado pode ser irreversível”, explica a cirurgiã dentista Gabriela Marques.

A profissional relata, ainda, que a utilização dessa ferramenta também pode trazer danos para a saúde bucal. “Essa limitação na abertura da boca prejudica até processos mais básicos, como a escovação. A longo prazo, é possível que os usuários desenvolvam problemas gengivais, irritações, inflamações e até perda óssea”, aponta a especialista.

*Texto: Stephanie Sá

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook