Mais Categorias
Utilidade Pública

Governo do Estado disponibiliza 28,5 mil doses de vacina contra sarampo para Taquaritinga do Norte

Governo do Estado disponibiliza 28,5 mil doses de vacina contra sarampo para Taquaritinga do Norte

Foto: SMS

    Compartilhe:

Após se reunir com o prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Mestre Bezerra, o governador Paulo Câmara autorizou, nesta terça-feira (03), o encaminhamento de mais 28,5 mil doses extras da vacina tríplice viral, que protege contra o Sarampo, para o município. Desde que foram notificados os primeiros casos da doença em moradores da cidade, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) vem, em parceria com a Prefeitura, realizando as ações de investigação e bloqueio vacinal desses casos e de seus contactantes, além da vacinação da população, com foco, principalmente, na imunização de crianças a partir dos 6 meses. As investigações iniciais das equipes de campo relacionam os casos ao contato com indivíduos de outros estados, onde há a circulação da doença.

O secretário de Saúde, André Longo, que também esteve presente ao encontro, explicou como está acontecendo essa atuação e anunciou uma grande iniciativa para os próximos dias. “Nós estamos disponibilizando insumos, no caso, a vacina tríplice viral, e seringas, para que a gente possa fazer uma vacinação em massa. Além dos bloqueios que a Secretaria de Saúde estava corretamente fazendo, vamos fazer algumas ações mais intensas, como a varredura casa a casa, a vacinação em creches e vamos preparar junto com a Prefeitura Municipal o Dia D de Vacinação, ampliando a cobertura vacinal na cidade, no próximo sábado, dia 07 de setembro”, assegurou o secretário. Desse total, 10 mil doses já foram encaminhadas nesta terça (03). 

Após a confirmação, na última segunda-feira (02), do óbito de uma criança de 7 meses pela doença na cidade, essas ações têm sido intensificadas. A SES reforça que o Estado está abastecido da vacina tríplice viral, que é uma das maneiras mais eficazes de evitar o adoecimento. Desde janeiro, já foram distribuídas mais de 574 mil doses do imunizante para os municípios. 

IMUNIZAÇÃO: 

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e está disponível nas salas de vacinação dos municípios. A SES ressalta a importância de finalizar o esquema vacinal para evitar casos da doença. A imunização com a tríplice deve seguir o seguinte esquema:

-  Crianças entre 6 meses e 11 meses devem tomar uma dose da tríplice viral. Importante ressaltar que essas crianças precisarão seguir o esquema normal de imunização a partir dos 12 meses;

- Indivíduos de 1 ano a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral;

- Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral;

- Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook