Mais Categorias
Sociedade

Missa marcará 1 ano sem Severino Vitalino

    Compartilhe:

Por: Jaciara Fernandes.

O primeiro ano da morte do Mestre Severino Vitalino será lembrado nesta terça-feira (7), no Alto do Moura, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, com celebração de missa, pelo padre Everaldo Fernandes. O ato religioso e homenagens irão se concentrar em tenda que será armada em frente do ateliê Família Severino Vitalino, localizado na Rua Mestre Vitalino, 281, onde residia o famoso artesão.

Severino Pereira dos Santos faleceu aos 78 anos, no dia 7 de janeiro de 2019, após sofrer uma parada cardiorrespiratória, no Hospital Mestre Vitalino, onde se encontrava internado há mais de dois meses, depois de ter sofrido um infarto. Ele foi um dos quatro filhos do Mestre Vitalino que decidiu trabalhar com o barro, seguindo os ensinamentos do pai que, com a arte figurativa ficou conhecido em vários países.

Elizabete Rodrigues, uma das filhas de Severino Vitalino, destacou a programação para esta terça, que conta com o apoio da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC), na contagem na infraestrutura. 

Sobre Severino Pereira dos Santos – Ele nasceu no Sítio Campos, zona rural de Caruaru, em 1940. Ainda criança se mudou com sua família para o Alto do Moura, onde viveu até morrer. Com o pai aprendeu a modelar o barro e desde muito pequeno já o ajudava o pai a fazer as pecinhas de barro. Durante toda a sua vida na arte do barro fez questão de manter o estilo do Mestre Vitalino, até mesmo a maneiro de confeccionar as peças, sentado no chão da Casa Museu, um dos principais pontos turísticos do município. Com técnica apurada, moldava no barro as obras que correram o mundo como, a banda de pífanos, a família de retirantes, o boi, Lampião e Maria Bonita, dentre outras.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook