Mais Categorias
Sociedade

Morre artesão preferido de Luiz Gonzaga

Morre artesão preferido de Luiz Gonzaga
    Compartilhe:

Morreu o artesão preferido de Rei Luiz Gonzaga, Mestre Aprígio, aos 79 anos, na noite dessa segunda (27), em Ouricuri, no Sertão pernambucano. O artesão do couro estava internado há uma semana, era hipertenso e tinha uma doença crônica. Chegou a passar alguns dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do no Hospital Regional Fernando Bezerra, apresentou melhoras, mas piorou na segunda-feira.

José Aprígio Lopes foi um dos seis escolhidos pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Recife na 14º edição do Concurso do registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco (RPV-PE). Mestre Aprígio estava em plena atividade na arte do couro, atividade herdada pelos filhos.

Nascido em 1941, Mestre Aprígio era natural de Exu, no Sertão de Pernambuco. O artesão era o predileto do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. “Eu tenho umas encomendas para você fazer para eu usar nos meus shows. Não é negócio para vaqueiro. Só para quando eu estiver no show”, lembrava Mestre Aprígio sobre o primeiro pedido de encomendas feito pelo Rei do Baião.

“O couro é minha vida”, dizia o Mestre Aprígio. Quando pequeno, ele acompanhava o pai no trabalho na roça. As roupas de couro dos vaqueiros começaram a chamar a atenção do garoto, que, na época, tinha apenas 11 anos. Foi ali que a arte do couro começou a adentrar sua imaginação. Aos 15 anos começou, de fato, a produzir algumas peças, com o auxílio de uma faca, um esmeril e um compasso. “Eu acho que é um dom, né? Porque muita gente se instrui para trabalhar, mas a gente vê que não dá pra aquela arte”, dizia Mestre Aprígio ao falar sobre suas habilidades em produzir peças de couro.

Com a morte do pai, aos 15 anos, Mestre Aprígio foi trabalhar com o Mestre Juarez, no Crato (CE), onde ficou por cerca de três anos. Voltou a Pernambuco, como artesão profissional e passou a se destacar com as produções de gibões, sandálias, chapéus e outras peças de couro. (Com informações do G1)

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook