Mais Categorias
Política

NelsonTeich pediu três dias para atender demandas de Pernambuco

NelsonTeich pediu três dias para atender demandas de Pernambuco

Foto: Heudes Regis/ SEI

    Compartilhe:

Como antecipamos no último sábado (18), o governador Paulo Câmara junto com governadores do Nordeste tinham agenda marcada, ontem, com o novo ministro da Saúde, Nelson Teich. A reunião, por videoconferência, estava prevista para as 15h, mas adentrou pela noite, segundo fontes do Palácio das Princesas.

Sobre o encontro, o governador de Pernambuco declarou que o ministro ouviu as demandas e pediu três dias para informar como elas serão atendidas.

O socialista disse que falou claramente para o ministro da gravidade da situação no Estado e da necessidade de abrir mais leitos de UTI e de adquirir equipamentos de proteção individual para os profissionais da saúde.

Ainda sobre a conversa, o governador, em sua rede social, registrou o seguinte: "Temos feito esforço enorme para ampliar nossa rede de atendimento, mas há uma dificuldade grande em encontrar no mercado respiradores, máscaras, aventais, entre outros itens básicos para equipar nossos hospitais".

Paulo Câmara disse ainda "esperar definições rápidas para essa nova estratégia do ministério com menos turbulência e mais ação em favor da população". Teich sucede o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta na pasta e tomou posse na última sexta-feira (17). 

A agenda com o novo titular da Saúde foi solicitada ao ministro na última sexta-feira mesmo, quando os governadores do Nordeste também estavam reunidos em videoconferência para tratar, basicamente, de três pontos principais e o primeiro deles era esse pedido de conversa com Nelson Teich. Os governadores pretendiam expor as situação da Covid-19 na região. 

Os outros tópicos tratados naquele sexta foram: o projeto de socorro aos estados e municípios, o PL 149/2019, alvo de resistências no Senado, e uma manifestação de solidariedade aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, David Alcolumbre, diante de ataques do presidente Jair Bolsonaro.

A resposta de Teich ao agendar a reunião deu-se naquele mesmo dia. Antes de se encontrar com governadores do Nordeste, o ministro esteve em reunião com ministros da Saúde do G-20 no último domingo. Na ocasião, ele reconheceu a importância da OMS e disse que não há "caminha fácil" para sair da crise do coronavírus.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook