Petrobras cria programa social para compra de gás de cozinha para famílias de baixa renda
A Petrobras divulgou nesta quarta-feira (29) que irá investir R$ 300 milhões em um programa social para garantir a compra de gás de cozinha para famílias em situação de vulnerabilidade social.
A petroleira vem sendo pressionada por causa dos preços dos combustíveis e do gás de cozinha, cujo botijão já se aproxima dos R$ 100 em algumas localidades. Porém, o programa ainda está em fase de estudos.
Só neste ano, o preço médio do botijão de 13 quilos subiu 30%, sendo que a Petrobras aumentou seu preço de refinaria em 38%, acompanhando a recuperação do petróleo e a desvalorização cambial.
O cenário vem levando famílias de baixa renda a optar por lenha ou carvão para cozinhar, o que gerou no Congresso um esforço para aprovar um subsídio para a compra do combustível.
A Petrobras não reajusta o preço do gás de cozinha desde o início de julho, quando promoveu aumento de 6%, e vem operando abaixo da paridade de importação calculada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) há três semanas consecutivas.
Nesta quarta, a Câmara dos Deputados aprovou o auxílio Gás Social, com valor de, no mínimo, 50% da média do preço nacional do botijão, com objetivo de subsidiar famílias de baixa renda.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 28/02/2022
Governo publica redução de até 25% das alíquotas...
Imposto incide sobre atividade industrial