Mais Categorias
Notícias

Prefeitura lança plataforma de monitoramento da covid-19 em Caruaru

Prefeitura lança plataforma de monitoramento da covid-19 em Caruaru

Foto: Reprodução/Internet

    Compartilhe:

A Prefeitura de Caruaru lançou uma nova plataforma de monitoramento da covid-19. A ferramenta é fruto de um projeto em desenvolvimento pela Universidade de Pernambuco (UPE), através do SmartLabs (Laboratório de Engenharia de Software Avançada da UPE Caruaru), e financiado pelo Reino Unido. 

A plataforma serve para concentrar dados para o monitoramento e acompanhamento dos pacientes que estão em investigação e casos confirmados da Covid-19, no município. O financiamento britânico veio por intermédio do cônsul-geral do Reino Unido no Recife, Graham Lewis Tidey.

A plataforma PATIO (Patient Tracking Intelligent Observer), que faz referência ao Pátio do Forró da cidade, “é um projeto exclusivo, desenvolvido para Caruaru, por alunos e professores de Caruaru, para beneficiar a população de Caruaru”, informa Jorge Fonseca, professor da UPE, do curso de Sistemas de Informação e coordenador do SmartLabs. 

O PATIO funciona da seguinte forma: quando o paciente tem seus dados cadastrados na ferramenta, a partir do detalhamento do caso apresentado, o programa vai classificá-lo de acordo com o seu grau de risco.

“A plataforma possibilita um controle maior dos casos e, consequentemente, desafoga as equipes da secretaria, já que esse acompanhamento pode ser feito por várias equipes, como vigilância sanitária, médicos e unidades básicas de saúde, priorizando os casos mais graves”, explica Jorge.

A partir da ferramenta, é possível monitorar, através de gráficos, mapas e tabelas, todo cenário da pandemia na cidade.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook