Mais Categorias
Economia

Setor de bares e restaurante é o mais atingindo pela crise

Setor de bares e restaurante é o mais atingindo pela crise

Foto: Pesquisa revela que 67,2% dos empresários pretendem retomar as atividades com operação reduzida/Foto; Abrasel

    Compartilhe:

A Associação Brasileira de Bares e Restaurante, a Abrasel, acaba de divulgar nova sondagem feita junto a empresários do setor. A Pesquisa Nacional de Situação de Crise, realizada com 1.558 estabelecimentos do Brasil, entre os dias 15 e 18 de maio de 2020, revela um quadro alarmante em relação ao crédito:  80% dos empresários buscaram crédito nos bancos. Destes, menos de 20% obtiveram o empréstimo.

Neste cenário de insolvência, 19,34% dos empresários disseram que irão demitir todos os funcionários, se a atual situação se mantiver. "Somos o segmento mais afetados pela pandemia do coronavírus e a pesquisa mostra essa dura realidade. Do micro ao grande, todos estão sofrendo e muitos não devem reabrir seu negócios", atesta o presidente da Abrasel-PE, André Araújo. 

Diante disto, 67,2% dos empresários pretendem retomar as atividades com operação reduzida quando autorizado pelo governo local. Na média, as empresas adotaram a suspensão de contrato pela MP 936 para quase metade dos funcionários.

Além disso, 78% das empresas admitem que precisam renegociar o contrato de aluguel e 62% das empresas estão com dificuldades para repor os estoques para a reabertura.

O faturamento caiu mais de 75% para 64% das empresas do setor e diante desta situação, 40% dos empresários dizem que têm menos de um mês de visibilidade sobre o futuro do seu negócio. Mais da metade, ou seja, 55% dos restaurantes, trabalham só com delivery, outros desistiram porque não vale a pena. 

“O delivery correspondia a 15% do faturamento, na média geral, antes da pandemia. Hoje, mesmo que um estabelecimento tenha dobrando este percentual para 30%, não consegue cobrir os custos”, diz o presidente da Abrasel-PE, André Araújo.

“Estamos prevendo que dos 15 mil estabelecimentos formais em Pernambuco, de 20% a 30% vão fechar as portas definitivamente”. Segundo o presidente da Abrasel, o estado tem 240 mil trabalhadores e 40.800 já perderam o emprego nesta pandemia.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook