Mais Categorias
Sociedade

Simpósio Agreste Telúrico inicia discussões sobre nova edição da Bienal do Barro, em Caruaru

Simpósio Agreste Telúrico inicia discussões sobre nova edição da Bienal do Barro, em Caruaru
    Compartilhe:

Para promover um processo aberto de discussão e concepção de uma nova edição da Bienal do Barro, o artista e idealizador da mostra, Carlos Mélo, organizou o simpósio Agreste Telúrico. Em formato híbrido, presencial e digital, o simpósio ocorrerá nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro de 2021, no Museu do Barro, em Caruaru. Além de rodas de conversa e debates com artistas e curadores, haverá performances e intervenções de artistas convidados. Toda a programação será aberta ao público e exibida online.

O evento tem como objetivo dar forma à terceira edição da Bienal do Barro, prevista para 2022. A mostra de grande porte se propõe a repensar o papel do barro no escopo da arte contemporânea brasileira. Com duas edições robustas em seu histórico, realizadas em 2014 e 2019, a bienal vem se consolidando como um espaço provocativo e disruptivo no campo artístico nacional, apresentando obras e artistas que questionam as noções hegemônicas de arte, mercado e cultura popular.

"O simpósio Agreste Telúrico é um espaço estratégico de concepção coletiva da Bienal de Barro. Esta é a segunda vez que ele ocorre, sempre entre uma bienal e outra, para tornarmos as discussões abertas à população e aos artistas. A próxima edição da Bienal dá continuidade ao princípio exploratório de sua primeira versão, com Caruaru sendo um espaço de investigação artística e de desenvolvimento de um modo contra-hegemônico de se pensar e fazer bienais de arte", descreveu Carlos Mélo.

O simpósio será aberto no dia 1º de dezembro, às 19h, com Marcio Harum, curador da edição de 2019, e Clarissa Diniz, que assinará a curadoria de 2022. Ao longo da programação, haverá vídeos-performance dos artistas Marcela Camelo (1º/12, 20h), Flávia Pinheiro (02/12, 20h) e Clóvis Teodorico (03/12, 20h), além de performance presencial de Gabriel Sá (1º/12, 20h30) e projeções de Bianca Turner (03/12, 20h30) em Caruaru. Ainda estão previstas mesas temáticas com Karlla Girotto e Nestor Mádenes  (02/12, 19h), sobre a institucionalização da arte e o mercado, e Gentil Porto e Ana Maria Maia (03/12, 19h), em questões que abrangem a arte em tempos de barbárie e a arte nordestina.

Serviço

Simpósio Agreste Telúrico

Onde: Museu do Barro de Caruaru (Travessa Manoel Surubim, 124 - Centro, Caruaru - PE) e plataformas digitais

Quando: 1º, 2 e 3 de dezembro de 2021

Informações: www.instagram.com/bienaldobarro

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook