Mais Categorias
Notícias

Sociedade Brasileira de Dermatologia investiga surto de coceira na pele em Pernambuco

Sociedade Brasileira de Dermatologia investiga surto de coceira na pele em Pernambuco

Foto: Reprodução internet

    Compartilhe:

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) está monitorando a situação das coceiras de pele em Pernambuco. 

O estado já registrou mais de 200 casos — 134 no Recife, 62 em Camaragibe e 6 em Paulista. Em Caruaru, existem casos, porém, ainda não foi notificado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco.  

Uma pesquisa do Núcleo de Estudos em Farmacoterapia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), divulgada na sexta-feira (26) pelo site g1, relaciona a escabiose (sarna humana) ao uso indiscriminado de ivermectina. Segundo os pesquisadores, esse estudo pode ajudar na investigação do surto registrado em Pernambuco.  

Especialistas que investigam a causa dessa coceira misteriosa já descartaram a possibilidade de que elas estejam associadas à Covid-19 ou vacinação e minimizou as chances de o problema ter relação com arboviroses (como Dengue). 

De acordo com nota enviada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, ainda é prematuro definir causas e diagnósticos com base em hipóteses que, sem confirmação, apenas podem gerar pânico ou trazer percepção de insegurança na comunidade. Assim, a SBD solicita à população que aguarde o avanço das investigações em andamento e continue a seguir as orientações das autoridades sanitárias. 

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook