Mais Categorias
Economia

Veja as medidas de retomada da economia em alguns países afetados pela Covid-19

Veja as medidas de retomada da economia em alguns países afetados pela Covid-19

Foto: Países, adotam alguns exemplos a serem seguidos/Foto: pixabay

    Compartilhe:

Algumas nações atingidas pelo Covod-19 já iniciam a retomada às suas atividades econômicas. Há outras que seguem com muitas restrições, mas avançando gradualmente. Lembrando que as nações que deflagaram o processo de retomada estão num estágio mais avançado da doença, ou seja, já passaram da fase mais crítica e observam a redução nas ocorrências. São países que iniciaram seu lockdwon antes do Brasil. Ainda assim observa-se que em países como Itália e Espanha, o rigor permanece. Confira algumas medidas:

Áustria -Iniciou medida de relaxamento em 14 de abril, liberando lojas de varejo com até 400 m² . No dia 1º de maio vai liberar shoppings center. Hotéis e restaurantes só em meados de maio.

Espanha - Foram liberados para trabalhar funcionários dos setores de manufatura e construção civil. Demais atividades seguem fechadas. Importante dizer que o governo está distribuindo 10 milhões de máscaras para uso no transporte público.

Dinamarca – Desde o dia 15 liberou creches e escolas da educação básica e iniciou diálogo com setor produtivo para traça rum plano de retomada das atividades.

Itália - Adiou confinamento até 03 de maio, mas no dia 14 passado librou pequenos negócios, como livrarias, lojas de eletrônicos, vestuário. Em março governo e indústrias já tinham assinado protocolo de segurança.

Região da Lombardia planeja o retorno a “nova normalidade” respeitando os 4Ds: Distância (1 metro), Dispositivos (uso de máscara obrigatório), Digitalização (home office para as atividades que permitam a modalidade) e Diagnóstico (testes sorológicos a partir de 21 de abril).

Escalonamento é a palavra chave para o que a Itália chama de FASE 2, que começará a partir de 4 de maio, com a redução das restrições a retomada das atividades será gradual.

Haverá um programa específico para a população acima dos 70 anos e mapeamento da população realizado através de resultados dos testes sorológicos e um aplicativo que utilizará dados dos cidadãos que consentirem o monitoramento constante de seu deslocamento.

Na FASE 2, será obrigatório monitorar a temperatura de funcionários e clientes, com essa finalidade a instalação de scanners térmicos, já presentes em aeroportos e em poucos escritórios, poderá ser ampliada aos acessos de fábricas e estabelecimentos comerciais.

Alemanha - Liberou lojas de 800m², respeitando distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. As escolas serão liberadas dia 04, mediante rigoroso plano de higiene. Atividades religiosas em templos seguem proibidas. Grandes eventos como shows e jogos ficam proibidos até 31 de agostos.

Leia também: Deloitte começa a ajudar na retomada da economia pernambucana

Estados Unidos – O governo federal recomenda que a população permaneça em suas residências e que evitem aglomerações com mais de 10 pessoas. O isolamento social foi prorrogado até o fim do mês de abril. No caso dos EUA, cada estado possui políticas próprias para lidar com o coronavírus. No dia 16 de abril foi anunciado uma sugestão de plano de reabertura em 3 fases, pela presidência da república:

1ª fase: • Grandes restaurantes, cinemas e academias podem voltar a funcionar, adotando rigorosas normas de distanciamento social e higiene. • Bares, escolas e creches continuam fechados • Cirurgias eletivas podem voltar a ser realizadas, de acordo com a disponibilidade clínica • Visitas a hospitais e casas de repouso continuam proibidas • Não são permitidas reuniões de grupos de mais de dez pessoas.

2ª fase: • Escolas podem reabrir • Viagens não essenciais podem ser retomadas • Uma gama maior de estabelecimentos pode reabrir • Bares voltam a funcionar, desde que controlem a quantidade de frequentadores • Não são recomendadas aglomerações com mais de 50 pessoas • O trabalho à distância continua sendo incentivado • Áreas comuns que sirvam para congregação e interação devem permanecer fechadas • Regras de distanciamento social continuam valendo.

3ª Fase: • Pessoas consideradas vulneráveis sob o ponto de vista médico (idosos e portadores de algumas doenças) podem voltar a interagir publicamente, mas ainda mantendo distanciamento • Integrantes dos grupos considerados de baixo risco devem limitar seu tempo em ambientes com muitas pessoas. • Visitas a hospitais e casas de repouso podem ser autorizadas. Para que seja possível transitar de uma fase para outra, uma série de itens deverão ser observados, como a realização de testes em massa e o cumprimento de critérios pré-estabelecidos no plano.

Japão - No dia 16 de abril, devido ao aumento de casos do vírus no país, o país ampliou o estado de emergência para todo seu território nacional até o dia 06 de maio. Diferentemente de outros países, o estado de emergência no Japão não dá ao Primeiro Ministro o poder de determinar o fechamento de lojas e empresas. Não há confinamento estrito (o transporte público continua funcionando normalmente), mas os moradores são incentivados a limitar seus movimentos ao estritamente necessário e a usar o teletrabalho.

Houve fechamento completo de todas as escolas, de bares e karaokês e restrição de grandes eventos e aglomerações sociais. Redução de 70% do número de trabalhadores presenciais nas empresas, obedecendo a um sistema de rodízio. As Olimpíadas, que ocorreriam no Japão em julho, foram prorrogadas até 2021 para evitar a proliferação do vírus.

Coréia do Sul - No dia 13 de abril, a Coreia do Sul anunciou cinco medidas para a retomada da vida cotidiana: (1) ficar em casa de três a quatro dias quando estiver doente, (2) manter uma distância de dois braços das pessoas, (3) desinfetar espaços de convívio social uma vez ao dia e diariamente ventila-los pela manhã e pela noite, (4) lavar as mãos por 30 segundos e cobrir a tosse com cotovelos e (5) manter-se conectado emocionalmente, mesmo socialmente distante.

O governo sul-coreano instalou 85 pontos de teste rápido no país por meio do sistema drive-thru. Os processos de cadastramento, coleta e pagamento levam cerca de 10 minutos. O resultado é enviado por SMS em três dias.

Quarentena compulsória: pessoas que apresentam sintomas ou estão aguardando o resultado dos testes são colocados em quarentena compulsória, monitorados por um aplicativo que triangula dados do GPS com outras informações pessoais. Caso as pessoas em tais condições abandonem seus locais de quarentena, as forças policiais podem ser acionadas.

No dia 15 de abril, o país realizou as eleições parlamentares e o partido do atual presidente Moon Jae-in conquistou a maioria absoluta. Muitos atribuem a vitória ao seu sucesso no controle da Covid-19. Esta foi uma das primeiras votações nacionais desde o início da pandemia.

China - Em Wuhan, cidade que foi o epicentro da crise, liberou shoppings. Pessoas epidemic free podem circular duas horas por dia e a partir de 7 de abril, essas pessoas serão liberadas totalmente.

Fonte de consulta: Fiesp

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook