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Natura abre passagem para inovação e promove aceleração digital de consultoras

Natura abre passagem para inovação e promove aceleração digital de consultoras

Foto: Loja Aqui Tem Natura: oportunidade para as melhores vendedoras/Foto: divulgação

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A pandemia tem acelerado muitas transformações digitais. E na Natura não foi diferente. Ao avançar com sua digitalização, o quarto maior grupo de beleza do mundo, também está transformando a vida de milhares de consultoras.

Ao digitalizar sua rede social, que até pouco tempo atrás era totalmente física, a Natura insere numa só plataforma as suas consultoras e milhares de clientes que trocaram a revistinha de compras impressa pela digital.

Com a inovação, as consultoras ganharam seu próprio espaço digital. Pelo aplicativo ou pelo WhatsApp, elas enviam a revista digital para as clientes que, ao fazerem o pedido, creditam a comissão na conta da vendedora.

É possível comprar sem passar pela consultora, mas a empresa não estimula isso. “A Natura não quer apenas se digitalizar, quer digitalizar a consultora, que agora pode vender para todo o Brasil”, explica  Abel Sena Filho, diretor de Mercado para o Nordeste da Natura. Com 1,2 milhão de consultoras no Brasil, 400 mil delas no Nordeste, essa ação da Natura promove uma forte e silenciosa aceleração digital numa faixa da sociedade que talvez levasse mais tempo para aderir e esse tipo de processo.

 

“Estamos ancorados em três pilares : propósito, pertencimento e prosperidade. Por isso, não estimulamos a compra sem a consultora. Se ela não estiver envolvida, nosso propósito perde o sentido”.

Jornada

A jornada de digitalização da empresa começou há três anos e nesta pandemia se mostrou determinante para garantir as atividades de milhares de colaboradoras. Nos últimos meses, a rede tem utilizado alternativas para oferecer seus produtos e serviços a consumidores, de maneira segura e efetiva.

A aceitação foi ampla. No Nordeste, os estados do Ceará e Pernambuco tiveram aumento de 134,53% e 185,85%, respectivamente, na abertura de novos espaços digitais.

Atualmente, mais de 70% das consultoras de beleza, distribuídas por todo o território nacional, estão engajadas na plataforma digital. Pernambuco conta com índice de adesão m 75%, o Ceará conta com engajamento de 73% e a Bahia, 79%.

“Uma mente quando se amplia, nunca mais volta ao tamanho normal. Não é fácil, temos carências de tantas coisas, mas quando a consultora entra na plataforma e faz sua jornada, quando transpõe o via como obstáculo, amplia de forma significativa seu alcance. Se antes vendia para 100, passa a vender para 200”, diz Abel. Tudo depende do tamanho do interesse da vendedora.

Apoio para empreender

Buscar sempre mais tem levado muitas consultoras a se tornarem empresárias. A Natura tem hoje, além das lojas próprias, um modelo de franquia mista chamada Aqui tem Natura (ATN). São lojas que não levam a marca na fachada, mas onde os produtos da Natura estão presentes em pelo menos 60% do espaço interno. Já são mais de 500 ATN no Brasil, incentivadas para consultorias com mais de um ano e nível de venda campeão. As colaboradoras recebem condições especiais para abrir a franquia e podem vender outras marcas, desde que respeite o espaço de 60% da marca.

“Chega um determinado momento em que a consultora cresceu tanto que ela quer mais. Quer um negócio próprio, sem que isso a impeça de seguir como consultora”, explica Abel. Uma oportunidade para a marca e para a consultora.

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